O uso da robótica educacional em aulas práticas de física no ensino médio
Resumo
01/04/2014
Este trabalho relata a primeira série de intervenções de um grupo de licenciandos em Física em um colégio público de Curitiba-PR, através da utilização de elementos da Robótica Educacional na perspectiva de modificar a condição de ensino-aprendizagem de alguns alunos de 1º ano do Ensino Médio. As intervenções integram parte das atividades do grupo junto Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Para tanto, foram propostas, planejadas e implementadas ações diferenciadas daquelas que estavam sendo realizadas até o momento com tal grupo de alunos da Educação Básica. Então, tais alunos do Ensino Médio passaram a ter aulas práticas no laboratório de Ciências do Colégio, que há tempos não vinha sendo utilizado. Com a representação de situações reais, em montagens feitas com o conjunto LEGO Mindstorms® 9793, as atividades foram desenvolvidas. Os resultados indicam avanços no processo ensino-aprendizagem de Física, pois: foi possível que os estudantes fizessem mais e melhores associações dos conceitos teóricos físicos com fatos que já vivenciaram; eles passaram a expressar questionamentos e participação acerca de discussões envolvendo esses conceitos; e houve melhorias nos resultados acadêmicos da turma. Identifica-se que esse trabalho oferece possibilidades de ampliação da relação Universidade-Escolas, uma vez que os ganhos são de mão dupla, pois na medida em que tais intervenções contribuem de modo bastante representativo na formação dos futuros professores de Física.