Voltar à lista

DuinoBlocks4Kids: utilizando tecnologia livre e materiais de baixo custo para o exercício do pensamento computacional no ensino fundamental I por meio do aprendizado de programação aliado à robótica educacional

Rubens Queiroz, Fábio Ferrentini Sampaio, Mônica Pereira dos Santos

Resumo

27/10/2017
Este artigo apresenta uma investigação acerca do exercício de habilidades do Pensamento Computacional em crianças do Ensino Fundamental I, a partir do aprendizado de programação, por meio de recursos baseados em Tecnologia Livre e materiais de baixo custo associados a estratégias pedagógicas alicerçadas na Robótica Educacional. São também levantadas hipóteses acerca da possível relação existente entre a maturidade cognitiva de crianças entre 8 e 10 anos e o aprendizado de estruturas básicas de programação. Foi desenvolvido, para a realização do estudo, um kit didático composto por um Ambiente de Programação Visual em Blocos, uma série de atividades e um conjunto de materiais de robótica.
Artigo completo
Carregando...