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INTERVENÇÃO COM BASE EM PRÁTICAS DE MINDFULNESS PARA PROFESSORES DE 1ºCICLO: IMPACTO NAS EMOÇÕES E NO BEM-ESTAR DOS ALUNOS - UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

Aline Faria de Castro

Resumo

01/04/2018
A preocupação com a saúde mental infantil vem ocupando um espaço cada vez mais importante nas escolas portuguesas, sendo este o contexto ideal para a sua promoção. A educação positiva defende hoje que o bem-estar deve ser ensinado através de programas de competências socioemocionais. A mindfulness vem, neste sentido, ocupar um espaço privilegiado na educação, sendo cada vez mais frequentes as intervenções com base neste tipo de práticas destinadas a crianças, jovens e professores. Os professores são dos profissionais mais afetados pelo stress e burnout profissional e sendo estes modelos fundamentais para os seus alunos, reconhece-se hoje a necessidade de os capacitar com competências socioemocionais, a fim de promover o seu bem-estar, contribuindo para um clima de sala de aula propício à aprendizagem e uma boa e profícua relação professor-aluno. O presente estudo pretende dar um contributo para este desafio, através da avaliação do impacto indireto de um programa de competências socioemocionais baseado em práticas de mindfulness para professores do 1ª Ciclo do Ensino Básico nos seus alunos, mas concretamente nas emoções positivas e negativas e no bem-estar subjetivo destes, considerando ainda as diferenças de género nestes resultados. Adotando um desenho de investigação experimental, compararam-se os alunos dos professores alvo da intervenção (grupo experimental; n=441) com alunos de um grupo de controlo (n=141), em medidas de autorrelato aplicadas em pré e pós-teste. Os resultados revelaram-se significativos para os alunos do grupo experimental por comparação com os do grupo controlo no que diz respeito à diminuição das emoções negativas, não se verificando impactos significativos nas emoções positivas e no bem-estar reportados pelos alunos. Quanto às diferenças de género, os resultados foram significativos para os rapazes, apresentando uma diminuição nas emoções negativas por comparação com as raparigas. Os resultados são discutidos à luz da literatura na área, tento em vista a reflexão sobre a intervenção e a investigação futura neste âmbito.
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