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Intervenção com base em práticas de mindfulness para professores de 1º ciclo : efeitos na dinâmica de sala de aula e na relação professor-aluno : um estudo exploratório

Ana Carolina Ribeiro Gonçalves

Resumo

01/04/2017
O stress tem sido um fenómeno cada vez mais identificado no seio familiar das
crianças, associando-se a uma menor predisposição destas para a aprendizagem e
conferindo aos professores um papel fundamental na educação e formação dos seus
alunos. Para além da baixa motivação dos alunos para a aprendizagem, as elevadas
exigências a que os professores são sujeitos e os seus consequentes níveis de stress
profissional têm repercussões no que concerne à relação professor-aluno. Neste
contexto, as práticas contemplativas, tais como a mindfulness, revelaram-se, ao longo
dos últimos anos, uma forma de contribuir tanto para a melhoria do bem-estar dos
professores como para a relação que estes profissionais têm com os seus alunos (Becker,
Gallagher, & Whitaker, 2017; Carvalho, Marques Pinto, & Marôco, 2016; Jennings et
al., 2017). Assim, apesar da ainda escassa investigação na área da mindfulness no
contexto escolar, alguns estudos têm evidenciado um promissor avanço no que diz
respeito à qualidade do ensino. Este estudo tem como principal objetivo avaliar os
impactos de um programa de promoção de competências socioemocionais através de
práticas de mindfulness, para professores de 1º ciclo, nos comportamentos destes em
sala de aula e nas percepções dos seus alunos acerca da relação professor-aluno.
Adotando um desenho de investigação experimental compararam-se os professores alvo
de intervenção (n=7) e seus alunos (n=55) com os do grupo controlo (n=4 e n=59), antes
e após a intervenção, através da observação e avaliação dos comportamentos dos
docentes numa grelha de observação e da aplicação do questionário Teacher as Social
Context (Belmont, Skinner, Wellborn, & Conell, 1992) aos alunos . Os testes de
comparação de médias utilizados revelaram que o programa teve efeitos positivos no
comportamento dos professores do grupo experimental, designadamente a nível do
Apoio Socioemocional dado aos alunos e da Gestão de Sala de Aula. Estes resultados apoiam a necessidade de implementação e avaliação de programas de promoção de
competências socioemocionais baseados em práticas de mindfulness em ambiente
escolar.
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