Efeitos do método de relaxação de Jacques Choque em crianças do pré-escolar em competências sociais, emocionais e cognitivas
Resumo
23/04/2018
Objetivo: Estudar o impacto de uma intervenção psicomotora baseada no método de Concentração e Relaxação de Jacques Choque ao nível de algumas competências sociais, emocionais e cognitivas em crianças do pré-escolar.
Método: Participaram 40 crianças (5-6 anos). Vinte crianças participaram num programa de relaxação terapêutica (grupo experimental), com frequência bissemanal durante 12 semanas. Durante o mesmo período, as restantes 20 crianças mantiveram a sua rotina habitual (grupo de controlo). Foram avaliadas a compreensão e regulação emocional, o comportamento e interação com os pares, a imagem do corpo e o controlo inibitório.
Resultados: De um modo geral, encontraram-se efeitos significativos na comparação das mudanças registadas nos grupos de controlo e experimental ao longo das 12 semanas de intervenção no controlo inibitório, na regulação emocional e no comportamento e interação com os pares. Na análise intra-grupo, foram verificadas melhorias significativas em todas as dimensões das variáveis estudadas do grupo experimental.
Conclusão: O programa de relaxação terapêutico utilizado mostrou-se benéfico, pelo que se recomenda a sua divulgação a nível pré-escolar como forma de promover o desenvolvimento social, emocional e cognitivo das crianças; Abstract:
Objective: Study the influence of a psychomotor intervention based on the Jacques Choque's Concentration and Relaxation method at the level of some skills as social, emotional and cognitive in pre-school children.
Method: 40 children participated (5-6 years). Twenty children participated in a therapeutic relaxation program (experimental group), with a biweekly frequency for 12 weeks. During the same period, the remaining 20 children continued their usual routine (control group). Emotional comprehension and regulation, behavior and interaction with peers, body image and inhibitory control were evaluated.
Results: In general, significant effects were found in the comparison of the changes recorded in the control and experimental groups over the 12 weeks of intervention in relation to the inhibitory control, emotional regulation and the behavior of the pairs. In the intragroup analysis, were observed significant improvements in all the dimensions of the variables studied in the experimental group.
Conclusion: The therapeutic relaxation program that was used, showed to be beneficial, whereby it is recommended its propagation at the level of pre-school as a form of promote the social, emotional and cognitive development of children.
Método: Participaram 40 crianças (5-6 anos). Vinte crianças participaram num programa de relaxação terapêutica (grupo experimental), com frequência bissemanal durante 12 semanas. Durante o mesmo período, as restantes 20 crianças mantiveram a sua rotina habitual (grupo de controlo). Foram avaliadas a compreensão e regulação emocional, o comportamento e interação com os pares, a imagem do corpo e o controlo inibitório.
Resultados: De um modo geral, encontraram-se efeitos significativos na comparação das mudanças registadas nos grupos de controlo e experimental ao longo das 12 semanas de intervenção no controlo inibitório, na regulação emocional e no comportamento e interação com os pares. Na análise intra-grupo, foram verificadas melhorias significativas em todas as dimensões das variáveis estudadas do grupo experimental.
Conclusão: O programa de relaxação terapêutico utilizado mostrou-se benéfico, pelo que se recomenda a sua divulgação a nível pré-escolar como forma de promover o desenvolvimento social, emocional e cognitivo das crianças; Abstract:
Objective: Study the influence of a psychomotor intervention based on the Jacques Choque's Concentration and Relaxation method at the level of some skills as social, emotional and cognitive in pre-school children.
Method: 40 children participated (5-6 years). Twenty children participated in a therapeutic relaxation program (experimental group), with a biweekly frequency for 12 weeks. During the same period, the remaining 20 children continued their usual routine (control group). Emotional comprehension and regulation, behavior and interaction with peers, body image and inhibitory control were evaluated.
Results: In general, significant effects were found in the comparison of the changes recorded in the control and experimental groups over the 12 weeks of intervention in relation to the inhibitory control, emotional regulation and the behavior of the pairs. In the intragroup analysis, were observed significant improvements in all the dimensions of the variables studied in the experimental group.
Conclusion: The therapeutic relaxation program that was used, showed to be beneficial, whereby it is recommended its propagation at the level of pre-school as a form of promote the social, emotional and cognitive development of children.