Integrantes da Rede IEB




Adriana Aparecida de Lima Terçariol

São Paulo - SP
Mestrado Doutorado Pós doutorado

Espero colaborar com a Educação Pública com o compartilhamento e construção de subsídios teóricos e metodológicos, visando à viabilização de novas ações diferenciadas na escola articuladas às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Ações essas que venham potencializar ambientes de aprendizagem mais ativos e criativos, favoráveis ao desenvolvimento de competências diversas, conforme nos propõe as diretrizes curriculares nacionais para a educação básica, dentre elas, a atual BNCC que destaca a necessidade de inserção da escola e seus atores na Cultura Digital, contribuindo assim para a ressignificação do processo de ensino e de aprendizagem nas diferentes áreas do conhecimento. Almejo ainda contribuir para a promoção de situações educativas no contexto escolar que possam estimular o aluno a assumir o seu papel enquanto protagonista na construção de seu conhecimento, bem como no aprimoramento de seus saberes. Nessa perspectiva pretendo instigar estudos junto ao meu grupo de pesquisa, considerando a necessidade do desenvolvimento de soluções para problemas cotidianos da escola, usando diferentes ferramentas, inclusive digitais. Esses estudos adotarão como premissa, como citado no artigo 22 da Lei 9394 de 20 de dezembro de 1996 que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), a “educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores” (BRASIL, 1996). Entendo que a base para o desenvolvimento científico se pauta, fundamentalmente, nos saberes apreendidos durante a educação básica. No entanto, para que isso de fato aconteça são necessários educadores comprometidos com a educação, com o processo educacional, e que busquem aprimorar sua formação com novos saberes, para mediar com segurança os saberes envolvidos nas práticas educativas, e despertar o interesse dos alunos pelas ciências, enriquecendo o processo de ensino e de aprendizagem. Por essa razão, minhas contribuições irão também no sentido de compreender e buscar soluções para a formação inicial e continuada de professores, de modo que o corpo docente possa compreender as emergências de uma Educação Digital. Nesse cenário, tem-se a tecnologia, com suas crescentes aplicações na sociedade contemporânea, mas que precisa de compreensão para ser articulada com o desenvolvimento do conhecimento científico e as inovações, em prol do benefício da humanidade, das suas necessidades de saúde, meio ambiente e sobrevivência. O desenvolvimento tecnológico precisa ser compreendido como conhecimento que deve ser construído para atender as necessidades da sociedade. Deve fazer com que o aluno seja capaz de utilizar-se das diferentes ferramentas, inclusive digitais, para desenvolver soluções e ações para melhorar a qualidade de vida da sociedade. Para inovar é preciso conhecer. O conhecimento científico articulado às tecnologias impulsiona à inovação e é essencial para alcançar os contextos propostos pelas Nações Unidas, de acordo com o documento “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Agenda 2030” . Considerando o exposto acima, compreendo que é fundamental, tanto para as escolas públicas, como para a universidade, a busca de parceria a ser estabelecida, por meio do desenvolvimento de projetos de pesquisas. Entendo que, os saberes científicos produzidos em conjunto contribuem para a formação continuada e em serviço dos professores, assim como dos pesquisadores atuantes nas escolas. Com esses encaminhamentos, acredito que enquanto pesquisadora possa colaborar com a configuração de novas diretrizes, políticas públicas e processo formativos de educadores na perspectiva aqui abordada. Desse modo, essas descobertas investigativas poderão gerar resultados significativos e inovadores a serem apropriados por toda a sociedade brasileira.

Camila Achutti

São Paulo - SP
Mestrado Doutorado

Suportar o avanço da discussão e distribuição de conhecimento.

CARLONEY ALVES DE OLIVEIRA

Maceió - AL
Mestrado Doutorado Pós doutorado

Produtivo, Atuante e Colaborativo.

Gabriela Capila

São Paulo - SP
Mestrado

Apoiando educadores e gestores na organização e planejamento de aulas mediadas pela tecnologia que com alta relevância de conteúdos e ferramentas que apoiem metodologias diversificadas e proporcionem uma experiência incrível de aprendizagem aos estudantes.

João Batista Carvalho Nunes

Fortaleza - CE
Mestrado Doutorado

Atualmente desenvolvendo pesquisas voltadas a "learning analytics", espero que esses estudos permitam oferecer soluções baseadas em tecnologia que favoreçam a aprendizagem e o sucesso acadêmico dos estudantes da educação pública, inclusive licenciandos de universidades públicas.

luci ferraz de mello

São Paulo - SP
Mestrado Doutorado Pós doutorado

Auxiliar no processo de compreensão e apropriação das TDIC pelos professores e estudantes das Redes Públicas de Ensino do Brasil

Marilene Salgueiro

João Pessoa - PB
Mestrado Doutorado

Uso das TICS em processos de Gestão Educacional e ensino

NEILA BATISTA XAVIER

Manaus - AM
Mestrado

Por meio do compartilhamento de conhecimento e conteudo de qualidade, acesso as tecnologias existentes e as novas, e publicacao das praticas em sala de aula, por meio de artigos cientificos.

SANDRO JORGE TAVARES RIBEIRO

Volta Redonda - RJ
Mestrado Doutorado

Pesquiso e atuo diretamente a formacao inicial e continuada de docentes. Novas metodologias de ensino e aprendizagem que coloquem o aluno e a aprendizagem no centro sao alvo de constantes formacoes/pesquisas/formacoes. Metodologias Ativas associadas as formas de processamento da informacao no cerebro (neuroeducacao) estao em pauta nas discussoes em que participo no cotidiano da minha atuacao. Os estilos de aprendizagem que nos apontam as formas preferenciais de como cada pessoa apreende a informacao e o conhecimento finalizam o esteio das minhas pesquisas/atuacoes atuais. Em 2015 coordenei o projeto APA (Acao para Promocao da Aprendizagem) da Secretaria de Estado de Educacao do Estado do Rio de Janeiro onde o principal objetivo foi empoderar professores de toda a rede estadual nos preceitos da aprendizagem ativa utilizando recursos digitais para viabilizar as avaliacoes diagnostica e formativa da aprendizagem. Exatamente 9231 (nove mil duzentos e trinta e um) docentes da rede estadual foram certificados nesse projeto que foi executado por 105 mediadores de tecnologia educacional diretamente coordenados por mim. A aprendizagem Ativa por meio das Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem e o foco atual tanto da minha atuacao como formador de docentes tanto das minhas pesquisas que finalizam o meu Mestrado e que serao o esteio do meu doutoramento. Colaborar com o entendimento e a aplicacao pratica que estao envolvidos na mudanca paradigmatica da atuacao docente que esta em transicao de principal centro do processo educativo para a mediacao das aprendizagens e o meu principal objetivo profissional. Dar significado e proposito a essa transicao e muito importante. Por isso afirmo: Assim como o fruto precisa da terra para se desenvolver, a aprendizagem necessita do significado para florescer!

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