Arleide Rosa da Silva

Formação acadêmica/titulação:

Mestrado: Mestrado em Quimica, -

Instituição de Mestrado: UFSC

Doutorado: Engenharia e Gestao do Conhecimento, -

Instituição de Doutorado: UFSC

Formação inicial:

  • Outra : quimica licenciatura e bacharelado

Proposta para contribuir para promoção da equidade, qualidade e contemporaneidade da educação pública, por meio de inovação e tecnologia:

Essa proposta de pesquisa esta vinculada ao coletivo da linha de pesquisa Didatica das Ciencias Naturais e Matematica do PPGECIM e seu principal objetivo e investigar a contribuicao de uma abordagem de educacao cientifica voltada a cultura Maker na pratica pedagogica de professores da educacao basica, fomentando possibilidades de interlocucao entre ensino e pesquisa que poderao qualificar a presente investigacao. Alem destas acoes, articulamos acoes de ensino, pesquisa e extensao com cursos de licenciatura, na graduacao, o que favorece a participacao de futuros professores em formacao inicial. Alem disso essa investigacao compartilha em sua problematica de pesquisa, questoes ligadas a melhoria da formacao continuada de professores da rede publica de ensino buscando ampliar o repertorio cientifico e cultural dos docentes envolvidos. Em projetos anteriores (de extensao e de pesquisa), desenvolvidos nos espacos da FURB, especialmente no LIE, Laboratorio de Instrumentacao de Ensino; LIFE , Laboratorio Interdisciplinar de Formacao de Educadores; LENQUI, Laboratorio de Ensino de Quimica, ha uma procura de profissionais da Educacao por subsidios pedagogicos para o desenvolvimento de metodologias diferenciadas nas escolas, como orientacoes para o planejamento das acoes; materiais para emprestimos; desenvolvimento de praticas educativas com seus estudantes nesses laboratorios; producao de objetos (digitais) de aprendizagem, orientacoes para escrita de suas experiencias para envio a concursos e revistas de divulgacao de relatos pedagogicos, dentre outras. Dessas experiencias formativas, tambem, surgiram propostas de pesquisas que sempre integraram coletivos desses laboratorios (docentes, academicos e bolsistas) e coletivos das escolas. Alem deles, nesse ano, a FURB, em uma parceria com a Secretaria de Educacao Estado de Santa Catarina- Gerencia de Tecnologias Educacionais e Inovacao e o Centro de Inovacao para Educacao Brasileira, passa a incluir dentre seus ambientes, o EfeX, Espaco de Formacao e Experimentacao em Tecnologias para Professores, com foco especialmente na cultura Maker de inovacao educacional. Considerando esses espacos em suas especificidades, propomos, pela extensao, a sua nucleacao na criacao de um espaco hibrido que inclui a Escola e espacos de Educacao Nao formal/Nao Escolar para formacao docente.

Principais atividades ligadas à inovação educacional:

Atuação focada nos níveis de ensino:

Atuação focada nas disciplinas específicas:

Atua com inovação e/ou tecnologia na educação na forma de:

A principal contribuição para as redes públicas de ensino seria na área de:

  1. Elaboração e curadoria de conteúdos e recursos educacionais digitais
  2. Formação de professores e gestores para integração de tecnologia
  3. Infraestrutura para uso de tecnologia nas escolas
  4. Visão e planejamento para uso de tecnologia para fins pedagógicos e melhoria de gestão

Já atuou com inovação e tecnologia educacional em parceria com gestores públicos e/ou redes públicas de ensino? Sim

Projetos de maior relevância que atuou anteriormente com inovação e tecnologia educacional junto a gestores públicos e/ou redes públicas de ensino:

Ação/Projeto Objetivo Vigência da Ação/Projeto
Logo

E-mail: arleiderosa@gmail.com

Telefone: 4799636155

Endereço: Alfredo Morsch, 465,

Cidade: Blumenau

Estado: Santa Catarina

Pais: Brasil

CEP: 89040450

Site: http://lattes.cnpq.br/6974719199405449

Carregando...