Integrantes da Rede IEB




Adriana Aparecida de Lima Terçariol

São Paulo - SP
Mestrado Doutorado Pós doutorado

Espero colaborar com a Educação Pública com o compartilhamento e construção de subsídios teóricos e metodológicos, visando à viabilização de novas ações diferenciadas na escola articuladas às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Ações essas que venham potencializar ambientes de aprendizagem mais ativos e criativos, favoráveis ao desenvolvimento de competências diversas, conforme nos propõe as diretrizes curriculares nacionais para a educação básica, dentre elas, a atual BNCC que destaca a necessidade de inserção da escola e seus atores na Cultura Digital, contribuindo assim para a ressignificação do processo de ensino e de aprendizagem nas diferentes áreas do conhecimento. Almejo ainda contribuir para a promoção de situações educativas no contexto escolar que possam estimular o aluno a assumir o seu papel enquanto protagonista na construção de seu conhecimento, bem como no aprimoramento de seus saberes. Nessa perspectiva pretendo instigar estudos junto ao meu grupo de pesquisa, considerando a necessidade do desenvolvimento de soluções para problemas cotidianos da escola, usando diferentes ferramentas, inclusive digitais. Esses estudos adotarão como premissa, como citado no artigo 22 da Lei 9394 de 20 de dezembro de 1996 que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), a “educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores” (BRASIL, 1996). Entendo que a base para o desenvolvimento científico se pauta, fundamentalmente, nos saberes apreendidos durante a educação básica. No entanto, para que isso de fato aconteça são necessários educadores comprometidos com a educação, com o processo educacional, e que busquem aprimorar sua formação com novos saberes, para mediar com segurança os saberes envolvidos nas práticas educativas, e despertar o interesse dos alunos pelas ciências, enriquecendo o processo de ensino e de aprendizagem. Por essa razão, minhas contribuições irão também no sentido de compreender e buscar soluções para a formação inicial e continuada de professores, de modo que o corpo docente possa compreender as emergências de uma Educação Digital. Nesse cenário, tem-se a tecnologia, com suas crescentes aplicações na sociedade contemporânea, mas que precisa de compreensão para ser articulada com o desenvolvimento do conhecimento científico e as inovações, em prol do benefício da humanidade, das suas necessidades de saúde, meio ambiente e sobrevivência. O desenvolvimento tecnológico precisa ser compreendido como conhecimento que deve ser construído para atender as necessidades da sociedade. Deve fazer com que o aluno seja capaz de utilizar-se das diferentes ferramentas, inclusive digitais, para desenvolver soluções e ações para melhorar a qualidade de vida da sociedade. Para inovar é preciso conhecer. O conhecimento científico articulado às tecnologias impulsiona à inovação e é essencial para alcançar os contextos propostos pelas Nações Unidas, de acordo com o documento “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Agenda 2030” . Considerando o exposto acima, compreendo que é fundamental, tanto para as escolas públicas, como para a universidade, a busca de parceria a ser estabelecida, por meio do desenvolvimento de projetos de pesquisas. Entendo que, os saberes científicos produzidos em conjunto contribuem para a formação continuada e em serviço dos professores, assim como dos pesquisadores atuantes nas escolas. Com esses encaminhamentos, acredito que enquanto pesquisadora possa colaborar com a configuração de novas diretrizes, políticas públicas e processo formativos de educadores na perspectiva aqui abordada. Desse modo, essas descobertas investigativas poderão gerar resultados significativos e inovadores a serem apropriados por toda a sociedade brasileira.

Adriana Cavalcanti dos Santos

Maceió - AL
Mestrado Doutorado Pós doutorado

Mediante minha formação e experiência profissional nos campos da pesquisa, ensino e formação de professores alfabetizadores na área de linguagem almejo contribuir nos processos de formação continuada de professores, produção e avaliação de recursos didáticos de inovação tecnológica de modo a contribuir com a promoção de um sistema educativa alinhado à garantia da justiça social e curricular para uma escola promotora da equidade social.

Amanda André de Mendonça

Rio de Janeiro - RJ
Mestrado Doutorado

Tratar hoje do direito à uma educação pública de qualidade implica necessariamente em promover uma educação aberta, ou seja, uma educação que busca alternativas sustentáveis para algumas das barreiras que se apresentam na construção dessa educação. Nesse sentido, o acesso ao conhecimento, inovação das práticas pedagógicas e também, o uso de recursos e serviços que estreitam essa troca e a construção colaborativa do saber são fundamentais. Para isso inovação e tecnologia são fundamentais, pois contribuem diretamente com esta construção, com a melhora do processo de ensino e aprendizagem, aproximando o conhecimento aprendido na escola com a realidade atual em que a sociedade vive. É preciso galgar uma nova cultura onde se entende a escola de hoje além de um espaço com cujo objetivo principal é transmitir conhecimentos e adquirir competências valorizadas no mercado. A escola deve envolver a preparação para a vida em sociedade. Uma sociedade cada vez mais tecnológica. Acredito que para essa construção, de uma educação aberta, é preciso o engajamento e o diálogo entre Estado e diversos setores da sociedade civil, bem como uma mudança cultural na formação de professores.

Amaury Nogueira Neto

Recife - PE
Mestrado Doutorado

Através da automação de ideias inovadoras por meio do uso de tecnologia da informação, do aprendizado baseado em problemas e da gamificação.

Aparecida Maria Zem Lopes

Jaú - SP
Mestrado Doutorado

Meu projeto de pesquisa atual na Fatec Jahu tem como tema "Educação e as tecnologias da indústria 4.0" e o objetivo principal é desenvolver um modelo para apropriação das tecnologias da Indústria 4.0 pelas escolas do ensino médio de Jaú/SP, a partir das TIC existentes, que contribua com a melhoria do processo de ensino e aprendizagem.

aurea lopes

São Paulo - SP
Mestrado

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Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças

João Pessoa - PB
Mestrado Doutorado

Creio que podemos discutir em grupo estratégias para desenvolver em nossos estudantes as competências previstas na BNCC de forma interdisciplinar com o ensino de computação na educação básica, formando professores e incentivando mais e mais os cursos de licenciatura em computação, que formam os profissionais que poderiam dar o devido suporte a este processo. Posso também apoiar nas estratégias para a avaliação e utilização de objetos de aprendizagem para apoiar o ensino.

CARLONEY ALVES DE OLIVEIRA

Maceió - AL
Mestrado Doutorado Pós doutorado

Produtivo, Atuante e Colaborativo.

Daiani Damm Tonetto Riedner

Campo Grande - MS
Mestrado Doutorado

através do desenvolvimento de pesquisas e oferta de formação continuada para professores e gestores integrarem o uso de tecnologias em contextos de aprendizagem ativa.

DANIELLE PAES-BRANCO

Rio de Janeiro - RJ
Mestrado Doutorado Pós doutorado

Torna-se obrigatório promover a reestruturação pedagógica nos ambientes educativos, pois o estímulo do potencial dos estudantes oportunizará melhor desempenho individual, diminuindo a exclusão social. Dessa forma, o educador precisa atuar de maneira eficaz, com didáticas inovadoras e necessita possuir competência que vai além do domínio dos conteúdos da disciplina, passando pelo conhecimento de propostas alternativas. Algumas alternativas vêm apresentando resultados e têm se mostrado eficazes no que diz respeito ao maior envolvimento dos alunos durante a disciplina e que resultam em maior aprendizado. Minha principal contribuição seria pensar nessas alternativas, levando em consideração meios de inovação e tecnologia.

Darlinton Carvalho

São João Del Rei - MG
Mestrado Doutorado

Pesquisando e desenvolvendo novas tecnologias e ações para promoção de alfabetização computacional e desenvolvimento do pensamento computacional.

Débora Cristina Massetto

Maceió - AL
Mestrado Doutorado

Dentro do universo de possibilidades e novidades digitais, é preciso pensar sobre a aplicação das tecnologias digitais na área educacional, além de seu oferecimento, apoios e como está – e se está - ocorrendo a aprendizagem dos sujeitos envolvidos nas relações estabelecidas com os instrumentos tecnológicos.

Denise Goya

Santo André - SP
Mestrado Doutorado

Atuo em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais, buscando ensino de qualidade e inclusão (acessíveis a pessoas com deficiência, equidade de gênero e diversidade) com conteúdos para Ensino Superior. Gostaria de ampliar para o Ensino Básico, principalmente em temáticas relacionadas a STEM e pensamento computacional.

DIOGO ALVES DE FARIA REIS

Belo Horizonte - MG
Mestrado Doutorado

Acredito que minha contribuição seja na integração entre o professor, a(s) ferramenta(s), o(s) conteúdo(s) e os estudantes. Fazer com que as ferramentas, de fato, contribuam para a melhoria da qualidade da educação e a ampliação do conhecimento pelos estudantes.

Douglas Veras e Silva

Recife - PE
Mestrado Doutorado

Através do uso de metodologias científicas e tecnologias da informação para o levantamento e produção de evidências científicas que contribuam para a tomada de decisão dos gestores das redes de ensino.

Eduardo Gomes de Oliveira

Cataguases - MG
Mestrado

Desenvolvimento e avaliação de aplicativos educacionais para apoiar o ensino e aprendizagem de diversas áreas.

ERICA DE CÁSSIA MODESTO COUTRIM

Salvador - BA
Mestrado Doutorado

Minha contribuição visa a possibilitar a introdução de trabalho com competências socioemocionais em ambiente virtual, ou seja, foco meus estudos e esforços no desenvolvimento de um aplicativo com curso e atividades de competências socioemocionais, de forma a preparar e avaliar estudantes e professores, partindo de uma perspectiva qualitativa-quantitativa-qualitativa.

Estela Aparecida Oliveira Vieira

Lavras - MG
Mestrado Doutorado Pós doutorado

Enquanto Docente de futuros pedagogo(a)s busco trabalhar com meus discentes e orientando(a)s o uso das tecnologias em projetos interdisciplinares e lúdicos, com foco na inclusão social, com o olhar ético e em construções compartilhadas.

Fabio Corrêa

Resende Costa - MG
Mestrado Doutorado

Por contribuição à educação pública almejo sinalizar as tecnologias passíveis de uso na prática do ensino presencial e mensurar a percepção de docentes e discentes acerca dessas, de modo a prover uma perspectiva que sinalize as tecnologias mais aplicáveis mediante a ótica de professores e alunos para que possam ser adotadas de modo efetivo. Ademais, também é um intento verificar o nível de conhecimento de discentes acerca de tecnologias empresariais básicas, como PowerPoint, Excel e Word, de modo a influenciar sua adoção em projetos pedagógicos curriculares, visando um melhor posicionamento desses futuros - ou atuais - profissionais no mercado de trabalho.

FLÁVIA ROLDAN VIANA

Natal - RN
Mestrado Doutorado

As tecnologias educativas auxiliam na promoção da inclusão, propiciando facilidades que tornam a aprendizagem mais dinâmica e interessante. Assim, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), pelas inesgotáveis possibilidades de construção de recursos que contribuem para uma aprendizagem inclusiva, possuem diversificadas aplicabilidades no âmbito educacional, além de sensibilizar os profissionais que atuam nessa área para que suas ações didático-pedagógicas sejam orientadas pelas potencialidades de seus estudantes e não pelas suas limitações. Dessa forma, procuro desenvolver ações, entre outras, para a promoção de práticas inclusivas digitais, pela possibilidade de trazer reflexões de como usar os recursos tecnológicos para melhorar o processo educacional e a aprendizagem, no intuito de auxiliar o processo de ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência, pois as TIC podem vir a contribuir para a expansão do acesso à informação, à comunicação e do estabelecimento de novas relações com o saber, que ultrapassam os limites da escola, alcançando outros espaços produtores de conhecimento.

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