Integrantes da Rede IEB




Pesquisadores - 46 resultados:
Formação continuada
Limpar filtros

Adelson de Paula Silva

Belo Horizonte - MG
Mestrado Doutorado

Atuando como facilitador, estimulador e desenvolvedor de acoes que proporcionem programas educativos e estruturas educacionais que atendam as demanda e as carencias apresentadas na sociedade.

Adriano Canabarro Teixeira

Passo Fundo - RS
Mestrado Doutorado Pós doutorado

Estabelecer um contexto poderoso de contribuicao no atendimento a demandas reais da educacao em que a tecnologia possa ser util, em especial na area de programacao de computadores e robotica educativa livre. Tambem na colaboracao com o desenvolvimento do Comite Gestor da Rede IEB!

Aladir Ferreira da Silva Junior

Jataí - GO
Mestrado Doutorado

Disponibilizar recursos educacionais digitais de modo livre, em formato de facil acesso e compreensao.

Alex Sandro Gomes

Recife - PE
Mestrado Doutorado

Concebendo modelos de ambientes de aprendizagem distribuidos com licenca livre para tornar a adocao por redes publicas de ensino sustentaveis do ponto de vista financeiro e de formacao de professores.

AMANDA TOLOMELLI BRESCIA

Belo Horizonte - MG
Mestrado Doutorado

Minha experiencia e conhecimento teorico podem auxiliar nesta promocao da equidade, qualidade e contemporaneidade da educacao publica, utilizando a inovacao metodologica e tecnologica na educacao.

Ana Carolina Costa de Oliveira

João Pessoa - PB
Mestrado

Ana Paula Rodrigues da Silva

- SP
Mestrado

Atuo ha quase 10 anos na area de educacao e tecnologias em uma instituicao publica de ensino superior, sendo 7 deles como servidora publica federal. Nosso setor tem buscado fomentar praticas pedagogicas inovadoras apoiadas em tecnologias junto aos docentes da instituicao, buscando a melhoria da formacao dos graduandos e pos-graduandos. Minha expectativa e que eu possa utilizar esta experiencia para contribuir com a rede, pois acredito muito nas parcerias para potencializar o trabalho.

Andre Nogueira Silva

Belo Horizonte - MG
Mestrado Pós doutorado

Buscarei a partir de acoes inovadoras que visam principalmente a utilizacao das tecnologias educacionais atraves dos objetos de aprendizagem, bem como o incentivo para a melhoria da educacao a distancia em todas as redes de ensino. Apoiar a docentes e discentes para o uso de ferramentas que favorecam o desenvolvimento de acoes inovadoras que facilitem a troca de informacoes e a melhoria nas pesquisas pela colaboracao dos envolvidos na educacao.

Arleide Rosa da Silva

Blumenau - SC
Mestrado Doutorado

Essa proposta de pesquisa esta vinculada ao coletivo da linha de pesquisa Didatica das Ciencias Naturais e Matematica do PPGECIM e seu principal objetivo e investigar a contribuicao de uma abordagem de educacao cientifica voltada a cultura Maker na pratica pedagogica de professores da educacao basica, fomentando possibilidades de interlocucao entre ensino e pesquisa que poderao qualificar a presente investigacao. Alem destas acoes, articulamos acoes de ensino, pesquisa e extensao com cursos de licenciatura, na graduacao, o que favorece a participacao de futuros professores em formacao inicial. Alem disso essa investigacao compartilha em sua problematica de pesquisa, questoes ligadas a melhoria da formacao continuada de professores da rede publica de ensino buscando ampliar o repertorio cientifico e cultural dos docentes envolvidos. Em projetos anteriores (de extensao e de pesquisa), desenvolvidos nos espacos da FURB, especialmente no LIE, Laboratorio de Instrumentacao de Ensino; LIFE , Laboratorio Interdisciplinar de Formacao de Educadores; LENQUI, Laboratorio de Ensino de Quimica, ha uma procura de profissionais da Educacao por subsidios pedagogicos para o desenvolvimento de metodologias diferenciadas nas escolas, como orientacoes para o planejamento das acoes; materiais para emprestimos; desenvolvimento de praticas educativas com seus estudantes nesses laboratorios; producao de objetos (digitais) de aprendizagem, orientacoes para escrita de suas experiencias para envio a concursos e revistas de divulgacao de relatos pedagogicos, dentre outras. Dessas experiencias formativas, tambem, surgiram propostas de pesquisas que sempre integraram coletivos desses laboratorios (docentes, academicos e bolsistas) e coletivos das escolas. Alem deles, nesse ano, a FURB, em uma parceria com a Secretaria de Educacao Estado de Santa Catarina- Gerencia de Tecnologias Educacionais e Inovacao e o Centro de Inovacao para Educacao Brasileira, passa a incluir dentre seus ambientes, o EfeX, Espaco de Formacao e Experimentacao em Tecnologias para Professores, com foco especialmente na cultura Maker de inovacao educacional. Considerando esses espacos em suas especificidades, propomos, pela extensao, a sua nucleacao na criacao de um espaco hibrido que inclui a Escola e espacos de Educacao Nao formal/Nao Escolar para formacao docente.

Beto Silva

São Paulo - SP
Mestrado

Atuo no campo da educacao por meio de programas e projetos de formacao, consultoria, assessoria e avaliacao de acoes que contribuam na melhoria dos processos e dos resultados de ensino e aprendizagem. Considerando essa trajetoria, faz alguns anos que venho constituindo para o uso de experiencias exitosas e multiplicaveis de experiencias que possam ter uma capilaridade para gerar acoes e resultados para um numero maior de pessoas. Essa perspectiva tem me levado a considerar a organizacao de acoes que possam ser legalizadas por meio das Politicas Publicas, para a construcao de redes que possam atuar e construir significados plurais. Toda apropriacao no que se refere a uma tecnologia funcional para uma alteracao de uma politica de governo para de estado trata-se da maneira como aprendemos a olhar resultados e criar oportunidades. Eu acredito muito nisso!

Cesar Bastos

Rio de Janeiro - RJ
Mestrado

Atraves de trocas de experiencias, cursos de formacao docente, capacitacao para uso de tecnologia na educacao

Charles Andryê Galvão Madeira

Natal - RN
Mestrado Doutorado Pós doutorado

A minha contribuição tem base na minha formação no contexto da área de computação, particularmente na subáreas de programação, jogos digitais e inteligência artificial, que me permitiram ganhar inspiração para a sua aplicação no contexto da educação. A experiência que obtive nos últimos anos como professor do magistério superior, por meio do ensino, pesquisa e extensão, coordenando projetos visando buscar soluções para ajudar a mudar a realidade do baixo nível de qualificação dos jovens ingressantes do Ensino Superior, criou uma grande inquietude pela constatação que a única forma seria modificando a realidade atual do Ensino Básico. Por esta razão, passei a direcionar grande parte das minhas pesquisas para o processo de formação de professores no uso das tecnologias em sala de aula. Neste sentido, coordenei a criação de um Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Inovação em Tecnologias Educacionais, a nível de mestrado Profissional, o qual atualmente sou coordenador, para formar professores do Ensino Básico no contexto das tecnologias educacionais. Concentro grande parte dos meus esforços para levar os jogos digitais, a gamificação e o pensamento computacional para as escolas. Acredito que a formação de professores é o fator principal para que possa haver uma mudança de mentalidade que permita levar a educação para um novo patamar, adaptando-se às novas demandas da sociedade e do mercado de trabalho.

Christian Puhlmann Brackmann

Santa Maria - RS
Mestrado Doutorado Pós doutorado

Conscientizacao da importancia do desenvolvimento do Pensamento Computacional, desde crianca, atraves de palestras e formacoes para estudantes e professores. O Pensamento Computacional e uma habilidade fundamental para qualquer pessoa, independentemente da area e traz diversos beneficios no ambito empregaticio, na transversalidade das areas do conhecimento, na alfabetizacao digital, no trabalho em equipe, no aumento da produtividade, na inclusao de minorias, na diminuicao das limitacoes fisicas e na compreensao do mundo em que vivemos atualmente.

Cristian Cechinel

Pelotas - RS
Mestrado Doutorado

Cristiane Koehler

São Leopoldo - RS
Mestrado Doutorado

A minha principal contribuicao para a educacao publica no Brasil e fomentar a formacao de professores e criar uma rede de professores inovadores.

Elaine Maria Leite Rangel Andrade

Teresina - PI
Mestrado Doutorado

Venho desenvolvendo desde o meu doutoramento pesquisas relacionadas ao uso das TICs para o ensino, pesquisa e extensao na formacao de alunos de Enfermagem, pacientes e profissionais de Enfermagem principalmente em temas que envolvem doencas cronicas nao transmissiveis.

Especialista em EaD

Niterói - RJ
Mestrado

Gestao de Projetos e Desenvolvimento de materiais relevantes para a EaD

Feminino

João Pessoa - PB
Mestrado Doutorado

Aprimorar a formacao docente inicial e continuada nas areas de inovacao e tecnologia. Construir metodologias ativas com o uso das TIC na educacao basica e superior.

Fernando Silvio Cavalcante Pimentel

Maceió - AL
Mestrado Doutorado

Desenvolvimento de metodologias inovadoras ou com a utilizacao de CRED. Desenvolvimento de pesquisas na area de TDIC, para uso em sala de aula ou em situacoes de aprendizagem formal, nao formal e informal. Investigar processos cognitivos basicos de ensino-aprendizagem e de construcao de conhecimento em contextos multi e interdisciplinar com a utilizacao de jogos digitais e gamificacao e suas relacoes com os distintos espacos de aprendizagem. Estuda os fundamentos, condicoes e perspectivas decorrentes do desenvolvimento de tecnologias digitais aplicadas ao desenvolvimento do conhecimento.

Gilda Helena Bernardino de Campos

Rio de Janeiro - RJ
Mestrado Doutorado

Qualidade em educacao e algo complexo de ser discutido pois exige equidade, democratizacao e atualizacao constante.

Carregando...