Integrantes da Rede IEB




Instituições - 7 resultados:
Ensino Fundamental II (ciclo II)
Limpar filtros

As acoes do grupo resultaram em um corpus de pesquisas crescente, constituidas por projetos em curso na UFRN, relacionados ao uso da informatica na educacao. Os trabalhos contemplam desde topicos de vanguarda, como Learning Analytics, ate a apropriacao dos meios informaticos para a ampliacao do trabalho com conteudos curriculares, alem de fomentar a inovacao tambem no estudo de aplicacoes educacionais de novas tecnologias como o podcast. Tais estudos associam-se com as publicacoes realizadas pelos membros do grupo, as quais abarcam desde eventos nacionais e internacionais ate periodicos de alta avaliacao. Em outra frente importante, o trabalho do GIIfE repercute em uma reuniao que busca congregar pesquisadores da informatica na educacao em Natal: o Congresso Regional sobre Tecnologias na Educacao (Ctrl+E). Tal acao demonstra que a repercussao das acoes do grupo relacionam-se nao so a realizacao de pesquisa, mas ao fomento desta pratica.

O Laboratório de Informática, Aprendizagem e Gestão (LIAG) tem como grande objetivo incentivar o crescimento do uso da informática no ensino, de forma a melhorar o processo de aprendizagem.

O LabTEVE e um laboratorio de cunho multi e interdisciplinar, vinculado ao Departamento de Estatistica da Universidade Federal da Paraiba (UFPB), criado no ano 2000 com o intuito de desenvolver e integrar tecnologias voltadas ao Ensino Virtual e ao Ensino a Distancia. Neste contexto, esta incluida a pesquisa e uso de diversas metodologias com o objetivo prover e apoiar o aprendizado por meio de sistemas que disponibilizem informacoes acessiveis de qualquer parte e a qualquer momento, bem como treinar individuos para manipularem tais tecnologias. Uma vez que as solucoes visam o apoio ao ensino nas diversas areas das ciencias, estes englobam aspectos de multi e interdisciplinaridade, abrangendo, alem da estatistica, tambem as ciencias da computacao, matematica, saude, engenharia e educacao, dentre outras areas. As principais linhas de pesquisa do laboratorio sao: Ensino a distancia Sistemas de realidade virtual Sistemas hapticos Jogos Serios (Serious Games) Avaliacao online Computacao grafica Ensino de estatistica Software livre Sistemas de baixo-custo

O Laboratório de Inovação Tecnológica na Educação (LITE) é um espaço que integra a pesquisa, o desenvolvimento de produtos e processos tecnológicos voltados à atividades educacionais. Inclui pesquisas de graduação, mestrado e doutorado, realizadas no escopo do Grupo de Informática na Educação da Univali. Promove também atividades de extensão destas pesquisas para a sociedade, em especial para o público escolar. O LITE busca incorporar o estilo de trabalho do movimento maker, oferecendo oportunidades para seus integrantes desenvolverem o seu potencial criativo aliado ao aprimoramento do conhecimento científico. Dentre as principais linhas de ação do Laboratório está a produção de tecnologia que estimule o desenvolvimento do Pensamento Computacional.

O Nucleo de Informatica Aplicada a Educacao (NIED), criado pela Portaria GR 139 de 17 de maio de 1983 junto a Reitoria da Universidade Estadual de Campinas e institucionalizado atraves da Deliberacao do Conselho Universitario de 27 de novembro de 1991, constitui uma unidade especial de pesquisa interdisciplinar, vinculada diretamente a Coordenadoria de Centros e Nucleos Interdisciplinares de Pesquisa – COCEN. O NIED desenvolve pesquisas na area de Informatica na Educacao, o que envolve duas vertentes relacionadas entre si: (i) investigacao do papel das Tecnologias de Informacao e Comunicacao no processo de construcao do conhecimento em contextos presenciais, semipresenciais e a distancia de ensino e de aprendizagem (educacao regular, especial/inclusiva, nao formal, corporativa e continuada) e (ii) desenvolvimento de equipamentos e de softwares utilizados nesses contextos possibilitando a criacao de metodologia(s) de ensino e de aprendizagem. Sao duas vertentes que se complementam, tendo em vista a missao do NIED de “construir e difundir conhecimento sobre as relacoes entre a educacao, a sociedade e a tecnologia por meio de pesquisas e desenvolvimento de tecnologias e metodologias de forma integrada as demandas da sociedade” em conformidade com o Planejamento Estrategico do NIED/UNICAMP.

O Centro de Estudos e Tecnologias Educacionais (CETEC, SEESP) e responsavel por identificar mecanismos que combinem a tecnologia com a educacao convencional. O grupo de trabalho estabelece processos para adequar o uso de processos informatizados no ambiente escolar. Tambem e de responsabilidade do CETEC fomentar a criacao de programas que capacitem os docentes da rede estadual para se apropriar desses recursos. Como um dos principais projetos o centro volta-se para a iniciativa Curriculo+, lancada em fevereiro de 2014, uma plataforma online de conteudos digitais (videos, videoaulas, jogos, animacoes, simuladores e infograficos), articulados com o Curriculo do Estado de Sao Paulo e disponibilizados por meio de um processo de curadoria realizado por uma equipe composta por Professores Coordenadores de Nucleo Pedagogico de diversas Diretorias de Ensino da Rede, representantes de todos os niveis de ensino e disciplinas do Curriculo. O Curriculo+ visa incentivar a utilizacao da tecnologia como recurso pedagogico articulado ao Curriculo do Estado de Sao Paulo para inspirar praticas inovadoras em sala de aula a fim de promover maior motivacao, engajamento e participacao dos alunos com o processo educativo, visando, prioritariamente, o desenvolvimento da aprendizagem. Objetivos especificos • oferecer aos professores recursos pedagogicos digitais, articulados com o Curriculo, assim como formacao e orientacao para implementacao, para tornar as aulas mais contextualizadas, significativas, interativas e personalizadas; • disponibilizar ao aluno recursos digitais para reforcar, recuperar ou complementar seus estudos, dentro ou fora da escola.

Carregando...