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AVACEFETMG

Minas Gerais - MG

O Grupo AVACEFETMG e um grupo de pesquisa e discussoes sobre a educacao e o uso das tecnologias da informacao e da comunicacao, na perspectiva dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs). AVAs, segundo Costa et al (2003), sao espacos destinados as relacoes como saber mediados pelas tecnologias, que, no ambito da escola, sao desenvolvidas atraves das interacoes dos alunos com os conteudos, dos alunos com outros alunos e dos alunos com o professor. Objetivos Intensa investigacao dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem, que se configuram no interior das escolas atraves dos laboratorios de informatica e dos projetos educativos mediados pela tecnologia. Desenvolvimento de atividades estruturais de configuracoes dos AVAs, privilegiando as arquiteturas tecnologicas baseadas em software livre. Discussao acerca de projetos e de acoes pedagogicas, pressupondo as inter-relacoes entre alunos e objetos do conhecimento. Potencializacao do uso da rede, agregando pessoas e projetos, gerando novos e atuais arranjos produtivos, em escala regional, nacional e internacional, o que viabilizara crescimento economico das cidade, dos estados e do pais. Reciclagem de profissionais de informacao, comunicacao e de conhecimento.

O Laboratorio de Computacao Aplicada a Educacao e Tecnologia Social Avancada (CAEd) foi criado em 2012 junto ao Instituto de Ciencias Matematicas e de Computacao da Universidade de Sao Paulo (ICMC-USP) e tem como objetivo de dar apoio a uma area de especializacao – Computacao aplicada a Educacao – tanto nos aspectos de ensino de graduacao e pos-graduacao quanto no aspecto de pesquisa cientifica e extensao, de forma a gerar conhecimento de vanguarda, profissionais especializados e produtos tecnologicos inovadores que tem o potencial de auxiliar o processo de ensino e aprendizagem nos mais diversos dominios de conhecimento.

Sobre o Grupo de Pesquisa em Informatica na Educacao - GPIE As investigacoes do grupo estao relacionadas ao uso e desenvolvimento de Tecnologias de Informacao e Comunicacao - TIC, como elemento facilitador do processo ensino-aprendizagem presencial, semipresencial e a distancia. Temos duas linhas: - Ensino-Aprendizagem auxiliado por Computador (fim) - Tecnologia Educacional (meio) No grupo temos envolvido alunos/pesquisadores de graduacao e pos-graduacao. Os alunos de graduacao sao da area de computacao. Ja na pos-graduacao temos envolvido dois programas de mestrado, o PPGCA (Programa de Pos-graduacao em Computacao Aplicada) e o PPGECMT (Programa de Pos-graduacao no Ensino de Ciencias, Matematica e Tecnologias).

As acoes do grupo resultaram em um corpus de pesquisas crescente, constituidas por projetos em curso na UFRN, relacionados ao uso da informatica na educacao. Os trabalhos contemplam desde topicos de vanguarda, como Learning Analytics, ate a apropriacao dos meios informaticos para a ampliacao do trabalho com conteudos curriculares, alem de fomentar a inovacao tambem no estudo de aplicacoes educacionais de novas tecnologias como o podcast. Tais estudos associam-se com as publicacoes realizadas pelos membros do grupo, as quais abarcam desde eventos nacionais e internacionais ate periodicos de alta avaliacao. Em outra frente importante, o trabalho do GIIfE repercute em uma reuniao que busca congregar pesquisadores da informatica na educacao em Natal: o Congresso Regional sobre Tecnologias na Educacao (Ctrl+E). Tal acao demonstra que a repercussao das acoes do grupo relacionam-se nao so a realizacao de pesquisa, mas ao fomento desta pratica.

O maior impacto das discussoes feitas no grupo sao os trabalhos realizados como o Simulador computacional para o Ensino de Fisica a partir da plataforma Sandbox que favorecem uma abrangencia teorico-pratica e acabam por reverter beneficios para alunos do curso de Licenciatura em Fisica do ensino presencial e a distancia.

http://www.ibdin.com.br/treinamento-di-grupo-aberto ​ Ensinar a competencia de gerir projetos que envolvem o completo processo de elaboracao de cursos/treinamentos, recursos, ferramentas, midias e atividades educacionais para educacao virtual/presencial. Desde a analise do contexto do seu cliente, publico-alvo, elaboracao do mapeamento instrucional, reconhecimento de varios recursos para cursos e gestao dos processos que envolvem as equipes de producao. Neste curso voce vai aplicar todos os conceitos na pratica. ​ PROGRAMA: O curso adota estrategias de Blended-Learning e esta organizado em duas etapas: PARTE I: TREINAMENTO EM DESENHO INSTRUCIONAL

O Laboratorio de Experimentacao Remota (RExLab) foi criado em 1997, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com a missao de gerar, sistematizar e socializar o conhecimento e o saber, atraves de ensino, a pesquisa e a extensao nas areas cientifico-tecnologicas de Sistemas de Computacao e Robos Inteligentes, Sistemas de Conhecimento e Acessibilidade e Tecnologia, contribuindo para a formacao de profissionais e cidadaos capazes de promover a transformacao e o desenvolvimento da sociedade, e enfatizando acoes remotas para a ampliacao do alcance dos servicos prestados. Um de seus objetivos e atender a necessidade de apropriacao social da ciencia e da tecnologia, popularizando conhecimentos cientificos e tecnologicos, estimulando os jovens a inserirem-se nas carreiras cientifico-tecnologicas e buscar iniciativas que integrem a educacao cientifica ao processo educacional promovendo a melhoria devido a atualizacao/modernizacao do ensino em todos os seus niveis, enfatizando acoes e atividades que valorizem e estimulem a criatividade, a experimentacao e a interdisciplinaridade. Quanto a visao de futuro, pretendemos que o RExLab torne-se uma referencia interna e externa, na Instituicao, com reconhecimento nacional e internacional pela excelencia de suas atividades no ambito cientifico. Tambem vislumbramos para o RExLab que a partir da contribuicao plena para o estreitamento dos lacos entre a tecnologia e o aspecto social como todo, promova o avanco do conhecimento de seus membros para outras e variadas areas de estudo, possibilitando entao que o laboratorio seja colocado como destaque institucional.

O Laboratório de Informática, Aprendizagem e Gestão (LIAG) tem como grande objetivo incentivar o crescimento do uso da informática no ensino, de forma a melhorar o processo de aprendizagem.

O Laboratorio de Tecnologias de Software e Computacao Aplicada a Educacao - LabSoft - foi fundado em 2012 e atende estudantes e professores dos cursos da area de computacao e informatica, mas tambem existem projetos interdisciplinares, envolvendo professores da area de Educacao Fisica, Quimica, dentre outros. Foi criado, inicialmente, para servir como um espaco de investigacao, experimentacao, reflexao e dialogo entre professores e estudantes interessados em desenvolver projetos envolvendo disciplinas de Tecnologias de Software e Computacao Aplicada a Educacao. Tambem existem contribuicoes do LabSoft para a disseminacao de praticas pedagogicas mediadas pelas Tecnologias da Informacao e Comunicacao (TICs). As linhas de pesquisas envolvidas sao: Educacao em Computacao Computacao Aplicada a Educacao e Educacao Especial Educacao a Distancia Desenvolvimento Web e Web Semantica Desenvolvimento de Jogos Educacionais para a plataforma Web Gamificacao e Processos de Aprendizagem Massive Open Online Courses (MOOCs)

O LabTEVE e um laboratorio de cunho multi e interdisciplinar, vinculado ao Departamento de Estatistica da Universidade Federal da Paraiba (UFPB), criado no ano 2000 com o intuito de desenvolver e integrar tecnologias voltadas ao Ensino Virtual e ao Ensino a Distancia. Neste contexto, esta incluida a pesquisa e uso de diversas metodologias com o objetivo prover e apoiar o aprendizado por meio de sistemas que disponibilizem informacoes acessiveis de qualquer parte e a qualquer momento, bem como treinar individuos para manipularem tais tecnologias. As metodologias e tecnologias podem ser utilizadas para outros fins, alem dos educacionais. Uma vez que as solucoes visam o apoio ao ensino nas diversas areas das ciencias, estes englobam aspectos de multi e interdisciplinaridade, abrangendo, alem da estatistica, tambem as ciencias da computacao, matematica, saude, engenharia e educacao, dentre outras areas. As principais linhas de pesquisa do laboratorio sao: Ensino a distancia Sistemas de realidade virtual Sistemas hapticos Jogos Serios (Serious Games) Avaliacao online O LabTEVE desenvolve projetos cientificos, tecnologicos e de inovacao e conta com parceiros publicos e privados. Os trabalhos de pesquisa estao inseridos nas Pos-graduacoes de Modelos de Decisao em Saude (mestrado e doutorado interdisciplinar), Computacao, Comunicacao e Artes (mestrado interdisciplinar) e Informatica (mestrado em Computacao) da Universidade Federal da Paraiba.

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