Secretários

CIEB apoia curadoria de ferramentas educacionais on-line e gratuitas

clique na imagem para ampliar

Especialistas do CIEB se unem ao Porvir e ao Consed e reúnem sugestões que podem auxiliar os profissionais da área de educação em tempos de pandemia.

A fim de apoiar a garantia do direito à aprendizagem em meio à pandemia do coronavírus, organizações da sociedade civil, especialistas e profissionais da educação têm disponibilizado curadoria de links de referência, com recomendações de ferramentas, relatos de experiências e análises sobre os impactos da educação on-line. 

Neste momento emergencial, a equipe de especialistas do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) se une ao Porvir e ao Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) – que construiu em parceria com a Fundação Lemann o Consed.blog, uma página de monitoramento da atuação das redes estaduais no combate ao COVID-19 – para ajudar os profissionais da área de educação. Serão apresentadas, entre outros conteúdos, sugestões de recursos on-line que podem auxiliar a gestão dos professores, a organização dos estudantes e a formação docente em tecnologias educacionais. 

Antes de utilizá-las, porém, o CIEB faz uma recomendação: é preciso planejar com a equipe da escola o que será feito. Cada professor continuará com o conteúdo de suas disciplinas? Será criado um projeto que integre conteúdos de várias disciplinas?

“É preciso definir um processo comum e ferramentas que concentrem a comunicação e todas as informações da escola. É importante estabelecer contato não apenas com os alunos, mas também com os pais – principalmente de estudantes dos anos iniciais de escolarização”, afirma Lucia Dellagnelo, diretora-presidente do CIEB.

Confira abaixo uma lista de sugestões, apresentada de forma segmentada, para professores e equipes pedagógicas. Todas estão em português (ou têm versões em português), possuem acesso gratuito ou estão temporariamente abertas para os profissionais das escolas com aulas suspensas. 

Para apoiar a busca de recursos educacionais digitais

A Plataforma Edutec, criada pelo CIEB, possibilita a busca de tecnologias educacionais aproximando a demanda da rede de ensino com ofertas das edtechs. Lá, estão cadastradas mais de 410 tecnologias que atendem a categorias de formação e capacitação, gestão escolar, comunicação e currículo.

Para apoiar a comunicação entre alunos e equipe 

Para reunir um grande número de alunos ou a equipe de gestão, há suportes funcionais para videoconferências, como o Google Meet, o Zoom e o Microsoft Teams. O professor pode criar a sala de bate-papo, compartilhar o link com seus alunos e se comunicar tanto pelo computador de mesa quanto pelo smartphone.

Para apoiar a organização das aulas

Da criação das salas de aula virtuais ao envio de materiais e construções colaborativas, há uma série de ferramentas que possibilitam a transmissão e o armazenamento físico de documentos e  conteúdos. Entre as principais, estão:

Google Classroom: ferramenta que simplifica a criação, a distribuição e a avaliação dos trabalhos por meio de uma sala de aula virtual. Os professores podem criar turmas, distribuir tarefas, dar notas, enviar feedbacks e ver tudo em um único lugar.

Google Forms: permite a organização de roteiros de estudo interativo com caminhos diversos, respeitando as dificuldades de cada estudante – nele, também é possível oferecer feedback com orientações ao estudante. 

Padlet: disponibiliza o upload de todos os tipos de mídias em um espaço colaborativo.

Classcraft: para estruturar a organização de disciplinas e atividades variadas, como flashcards, quiz, mapas mentais, slides e notas.

Classdojo: oferece criação de portfólio, envio de tarefas pelos alunos e o acompanhamento dos pais por meio de mensagens instantâneas sem precisar compartilhar números de telefone ou dados de contato. 

Coggle: recurso on-line para criar mapas mentais, compartilhando suas próprias anotações.

CIEB lança websérie "Práticas Pedagógicas Mediadas por Tecnologia"

Para apoiar a busca de conteúdo 

Plataformas que oferecem aos professores, gestores e redes de ensino recursos digitais de aprendizagem que proporcionam interatividade, dinamismo e inovação às práticas pedagógicas.

MEC RED: a plataforma do Ministério da Educação apresenta opções de recursos educacionais digitais pré-selecionados e classificados de acordo com o conteúdo pedagógico e a adequação para cada ano escolar.

Khan Academy: plataforma gamificada de aprendizagem para matemática, ciências, português, animação gráfica, economia e programação.

Escola Digital: reúne portais customizados para redes de ensino e disponibiliza recursos educacionais digitais de acordo com o conteúdo pedagógico e etapa escolar.

Matific: possibilita a aprendizagem de matemática personalizada para alunos do ensino fundamental e médio, alinhada ao currículo local.

YouTube EDU: os conteúdos disponíveis são voltados para os níveis de Ensino Fundamental e Ensino Médio, englobando as disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências (Química, Física e Biologia), História, Geografia, Língua Espanhola e Língua Inglesa.

Avance: a plataforma disponibiliza, para professores e instituições que queiram continuar suas aulas a distância, conteúdo de gamificação, avaliação por pares, autoavaliação e acompanhamento pedagógico da turma.

Letrus: oferece conteúdo para promover melhoria de escrita e redação.

Para apoiar o desenvolvimento profissional dos professores

A formação do professor e suas habilidades para adotar novas tecnologias podem apoiar a transformação de práticas pedagógicas. Nos links abaixo, algumas sugestões:

Office 365: videoaulas que ensinam a utilizar recursos do Office 365 para, por exemplo, realizar avaliações on-line, criar cadernos digitais e acompanhar tarefas a distância.

Grupo de educadores inovadores Microsoft Brasil: permite o compartilhamento de aprendizados sobre tecnologias em sala de aula, visando manter os estudantes engajados mesmo fora do espaço da escola.

Estratégias e recursos para o ensino on-line: o site reúne informações e recursos indicados pelo Google Innovators e por líderes do grupo de educadores Google do Brasil. 

Confira as atualizações!
Siga acompanhando as atualizações da lista nas matérias do Porvir e no portal Consed.blog. As páginas são atualizadas diariamente com uma série de sugestões que podem ser aplicadas para fortalecer a oferta de ensino a distância.

Publicado em: Secretários